Coordenador : Adriana Russi Tavares de Mello
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398334.2206.30224.31082023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: RAE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Interno – alunos voluntários do curso de produção cultural - 06; parceiros/pesquisadores institucionais (05) Externo – visitação da exposição: Museu da República - 250 adultos UFF Niteroi - alunos (150) e professores (05) da rede municipal de educação e graduandos e servidores da UFF (200) UFF rio das Ostras - alunos (150) e professores (05) da rede municipal de educação e graduandos e servidores da UFF (1.000)
Local de atuação: Neste ano a ação segue ocorrendo no ciberespaço com o gerenciamento/ roteirização das entrevistas realizadas até o momento (12 entrevistas) mas também em formato presencial com a itinerância da exposição Açaí & Tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel (Rio de Janeiro, Niteroi e Rio das Ostras) e as ações educativas de mediação desta exposição.
Objetivo
Objetivos Geral: Dar visibilidade à comunidade de imigrantes brasileiros que vivem em Israel. Especificos: 1)Dar continuidade às ações como Nucleo Brasileiros em Israel - extensão do Museu da Pessoa; 2)Adaptar a exposição Açaí & Tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel para sua itinerância no contexto brasileiros (no Museu da República no Rio de Janeiro e na UFF em Niteroi e Rio das Ostras), 3) Elaborar um plano educativo para a visitação à exposição (foco em professores das redes municipais de Niteroi e Rio das ostras e seus alunos), 4)Delinear estratégias de comunicação e produtos culturais para a continuidade do projeto em 2024.
Resumo
O projeto de extensão Brasileiros em Israel: memórias e diversidade, homônimo à pesquisa aprovada no âmbito do RAE/UFF, articula diferentes parceiros entre universidades brasileiras (UFF, UFTM, UNIRIO) e israelentes (Hebraica de Jerusalém; Ben-Gurion do Negev) e o Instituto Museu da Pessoa.net. Visa adequar, abrigar e difundir o acervo de histórias orais coletado pela pesquisa, viabilizando sua organização e preservação na base de dados do Museu. Sua principal motivação é dar visibilidade à comunidade de imigrantes brasileiros que vivem em Israel ainda pouco conhecida. Com cerca de 17 mil pessoas, quase nada se sabe sobre a diversidade destes brasileiros que, embora forme a 2a maior comunidade de imigrantes latino americanos naquele pais, tem sido pouco estudada. Assim, pretendemos trazer à tona memórias coletivas através de depoimentos orais de histórias de vida gravados de forma remota ou presencial. Em 2023 o projeto de extensão realiza a exposição presencial Açaí & Tâmaras: saudades da comida brasileira em Israel, exibida em 2022 em Israel, fazendo-a circular pelo Rio de Janeiro (Museu da República) e pela UFF em Niteroi e Rio das Ostras, aliada a um ação educativa com formação de professores e visitação escolar. Para tanto nos associamos a outro projeto de extensão do RAE/ UFF denominado Artes, diversidade Cultural e Educação. A comunicação dessas ações é parte fundamental do projeto. Por isso, a participação de graduandos da UFF é estratégica tanto na formação destes estudantes quanto nas suas sugestões já que fazem parte de uma juventude conectada às redes sociais.